As cores lilás e azul marinho foram escolhidas para marcar a campanha de combate aos cânceres do colo do útero e do colorretal, respectivamente. O mês de março é marcado pelo alerta às doenças.
Março Azul-Marinho – O câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres no país.
No câncer colorretal, os tumores aparecem no cólon e no reto, partes do intestino grosso. O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de cerca de 5%, sendo que, aproximadamente, 70% dos tumores aparecem no cólon e 30% no reto.
Sintomas
Nos estágios iniciais, a doença, geralmente, não causa sinais e sintomas. Recomenda-se procurar seu médico, caso apresente um ou mais dos sintomas:
– Diarreia ou constipação.
– Sensação de que o intestino não é completamente esvaziado.
– Presença de sangue nas fezes.
– Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal.
– Cansaço e fadiga.
– Perda de peso sem um motivo específico.
Os cânceres colorretais podem muitas vezes causar sangramento no trato digestivo. Às vezes, o sangue pode ser visto nas fezes ou estas parecem estar mais escuras, no entanto, muitas vezes, as fezes parecem normais. Mas, com o tempo, a perda de sangue pode ser cumulativa provocando anemia. Às vezes, o primeiro sinal do câncer colorretal é a diminuição dos glóbulos vermelhos no exame de sangue.
Março Lilás – Essa campanha visa levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo de útero, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.
Considerada a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal.
Os fatores de risco do câncer de colo de útero envolvem o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, tabagismo, histórico familiar e início precoce da vida sexual e múltiplos parceiros.
Sintomas
O câncer de colo de útero possui um desenvolvimento lento, sem causar sintomas em estágio inicial. No entanto, em casos mais avançados o tumor pode causar:
– Sangramento vaginal anormal.
– Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual
– Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.
– Sangramento após a menopausa.
– Sangramento após a relação sexual.
– Dor durante a relação sexual.
– Dor na região pélvica.
– Em casos de doença avançada os sinais e sintomas podem incluir: