CÂMARA MUNICIPAL DE IRAPURU
FECHAR

SÍMBOLOS

Créditos:

Brasão

Instituído pela Lei Municipal n°. 224, de 21 de setembro de 1.959, observa a seguinte descrição heráldica: Escudo redondo de verde tendo no chefe um pássaro Irapuru, em cor natural, com bordatura de ouro. Em ponta uma faixa ondeada de prata. Sobre o Escudo e como ornamentação, no lado direito um ramo de algodão desabrochado e com botões; no lado direito um ramo de café frutado, tudo em cor natural. Sob o escudo um listel de prata carregado de números e letras pretas formando as datas e palavras: 1948 – Irapuru-1953.

Simbologia do Escudo: Escudo redondo. O verde evidencia os campos férteis do município onde viceja uma bem orientada cultura.

Em chefe um pássaro (Irapuru) em cor natural com bordadura de ouro. Em ponta uma faixa ondeada de prata que lembra as feias e agitadas águas do Rio Aguapeí, que serve de divisa com o município de Mirandópolis. Sobre o Escudo uma coroa mural de ouro, símbolo universal de emancipação política municipal. Ladeando o Escudo, à direita, um ramo de algodão desabrochado e com botões, à esquerda um ramo de café frutado, tudo em cor natural, e que evidencia as duas culturas, sustentáculo da economia de Irapuru. Sob o escudo, em listel de prata as datas 1948 e 1953, aquela o ano em que o povoado foi elevado a distrito recebeu os fôros de município. A palavra Irapuru faz lembrar o lendário pássaro da Amazônia que oferece aos silvícolas supertições miraculosas, dentre outras, esta – “Está livre de todos os males quem tiver pendendo ao pescoço um ossinho de Irapuru, sendo este feliz noa amores e em outros empreendimentos”. O nome Irapuru é a denominação da cidade que, ao Senhor Osvaldo Leite Ribeiro deve sua fundação, porque esse ilustre cidadão, prevendo o que seria a região, não vacilou em dividir sua propriedade agrícola em pequenas glebas, o que possibilitou a formação do núcleo, mais tarde distrito, para, afinal, receber os fôros de município no ano de 1953.

Lei nº 224/1959 - "Que institui os símbolos do município de Irapuru"

 

Bandeira

No início de 1972, o então prefeito José de Souza Nascimento convidou José Costa para fazer um esboço e elaborar o documento legal a fim de se instituir a bandeira de Irapuru. O convite foi aceito e após alguns dias de estudo, foi apresentado oficialmente o projeto de lei que foi submetido a apreciação da Câmara Municipal de Irapuru. Analisado, o projeto foi aprovado por unanimidade na primeira sessão ordinária de abril daquele ano e sancionada em 11 de abril.

As faixas amarela, vermelha e cinza, correspondem às cores principais do pássaro Irapuru, de onde originou-se o nome do município. O triângulo verde, representa o "habitat" do citado pássaro, bem como a nossa economia agrícola e uma das cores frequentes no Irapuru fêmea. A forma de triângulo reforça o intuito de crescer, vencendo a cada dia mais, o caminho que nos leva ao progresso. O pássaro branco (representação de todas as cores, pelo princípio de Newtom), cor da paz, do amor e da harmonia, representa a sede do município de Irapuru.

A primeira apresentação oficial da bandeira, aconteceu no dia 6 de maio de 1972, quando das festividades comemorativas do aniversário de Irapuru.

FONTE: Jornal “A Voz de Irapuru”

 

 


Compartilhe: